quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Os males da gordura...

Quem não gosta de um churrasco no fim de semana não é mesmo? Aquele pedaço com bastante gordura...ficou com água na boca? Pois é, você tem que ficar também de olhos abertos para essas gorduras, sabe por quê? Quando a gordura é consumida em exagero, pode formar uma espécie de “bolsa” que armazena a bile (líquido que atua na digestão dos alimentos, realizado pelo intestino), já que esse alimento exige uma produção maior do líquido.

Além da carne vermelha, leites e derivados, frituras e embutidos exigem precaução. O gastrocirurgia Dr. Vladimir Schraibman enumera os sintomas. “A cólica biliar, um tipo de dor constante, que se localiza na região superior direita do abdome, é o sintoma mais freqüente das pessoas que apresentam pedra na vesícula. Essa dor é, quase sempre, acompanhada de náuseas”.

O especialista explica ainda que existem vários fatores que estão relacionados ao aparecimento de pedras na vesícula. Idade, gravidez, obesidade, sexo, terapia de reposição hormonal e níveis altos de triglicérides no sangue. a freqüência aumenta com o processo de envelhecimento e é mais comum em mulheres.

“A melhor maneira de se prevenir é ter uma dieta com baixo teor de gordura e alto teor de fibras, diminuindo a chance de se formar os cálculos”, recomenda Dr. Vladimir Schraibman.


(NMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário