quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conscientização: a melhor forma para evitar a gravidez na adolescência

Gravidez precoce é sempre um assunto que merece cuidado, tanto que medidas de conscientização multiplicam-se pelo país. Um bom exemplo é a campanha realizada no Shopping Taboão, feita em parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra. Até o dia 13 de setembro, promotores darão informação sobre métodos contraceptivos e as consequências de uma gravidez na adolescência.

Uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional, no primeiro semestre de 2009, com 6.308 alunos de escolas particulares revela que 22% dos 1.383 adolescentes, de 13 a 16 anos, que perderam a virgindade usaram a pílula do dia seguinte para evitar a gravidez. O estudo foi feito com estudantes de 272 escolas particulares brasileiras conveniadas ao Portal.

Mas, essa prática deve ser feita com cuidado, já que não previne contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), quando tomada fora do caráter emergencial, causa um desequilíbrio hormonal significativo e retenção de líquidos, aumento da oleosidade, entre outros sintomas.

A ginecologista Rosa Maria Neme recomenda que o uso desse medicamento seja feito apenas com prescrição médica. “A pílula do dia seguinte é um medicamento de emergência, indicado para situações onde ocorreu a falha de outro método contraceptivo durante a relação sexual ou quando ela foi desprotegida”.

A pílula do dia seguinte não deve ser usada continuamente porque possui grande taxa de hormônio, maior diferença da pílula anticoncepcional. Pela alta dose se hormônio, o uso contínuo desse medicamento, pode causar sintomas como irregularidade menstrual importante, efeitos desconfortáveis na pele, como acne e aumento de oleosidade.

Fique esperto! Se você conhece uma amiga que faz uso constante da pílula do dia seguinte, dê um toque e peça a ela que procure um ginecologista.


Serviço:
A campanha no Shopping Taboatão será feita de 2ª a Sábado das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 12h às 20h. Mais informações podem ser obtidas no telefone: (11) 2699-4000.

(NMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário