segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Entre quatro paredes - HPV

Hoje vamos falar de uma doença que tira o sono de homens e mulheres, o HPV. A doença engloba diferentes tipos de vírus e, por ser transmitido sexualmente, pode provocar o surgimento de lesões genitais de alto risco. Essas lesões podem ser precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, entre outros sinais de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

A ginecologista Dra. Rosa Maria Neme conta que as mulheres são mais vulneráveis ao HPV por apresentarem variações tanto do ciclo hormonal quanto da imunidade ao longo do mês, diferentemente dos homens. Com isso, apresentam mais chance de contrair a infecção.

A ginecologista recomenda o uso de preservativos, já que nem sempre o par apresenta lesões visíveis. “Os sintomas mais comuns são as verrugas genitais no ânus, no pênis, na vulva ou vagina. Já o diagnóstico de suspeita pode ser feito através do exame citológico, o exame de Papanicolaou".
Ela alerta ainda que o diagnóstico definitivo é realizado através de exames laboratoriais de diagnóstico molecular, como o teste de captura híbrida e o PCR e biópsia da região suspeita. "Se a menina for virgem, o HPV externo (de vulva) pode ser diagnosticado sem dificuldades", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário