terça-feira, 25 de agosto de 2009

Entendendo a tv digital

O sinal digital já é transmitido em 22 cidades do Brasil, mas mesmo assim, muitos consumidores e, sobretudo telespectadores, ainda não estão por dentro do assunto.

O que é a tv digital? Uma nova tecnologia de transmissão do sinal de televisão, com mais qualidade e definição, já que a imagem e o som são transmitidos pelo mesmo tipo de linguagem dos computadores, os códigos binários. É o adeus a borrões, fantasmas e chiados.

Porque você deve trocar seu aparelho analógico por um digital? Até 2016 todas as emissoras do país terão interrompido o sinal analógico e o digital será o único transmitido. Hoje, quem tem a tv digital, seja em um aparelho com conversor embutido ou acoplado, ainda não aproveita todas as possibilidades de interatividades. Isso porque as tvs vendidas não possuem o Ginga.

Mas, afinal o que é Ginga? É o middleware usado no Brasil, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e implementado no aparelho por uma empresa de informática. Ele funciona como intermediário entre o aparelho e a emissora. Essa tecnologia permite a interatividade, isto é, a troca de informações entre os dois canais.

Minha tv digital pode ter fantasmas? Não. A TV digital só tem dois estados possíveis: ou pega, com imagem e som perfeitos, ou não pega. O consultor técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Euzébio Tresse, recomenda que os telespectadores longe dos transmissores recebam um sinal UHF refletido, e para isso é bom ter uma antena de alto ganho.

TV digital é alta definição? Não. Para ter acesso à alta definição, é preciso ter um televisor que possa reproduzir esse tipo de imagem. Se mantiver seu televisor convencional e apenas comprar o conversor externo, terá o som e a imagem melhorados, pois o sinal digital é menos suscetível a interferências o que significa ausência de ruídos e chuviscos. Mas a resolução da imagem será de 480 linhas horizontais, o máximo permitido pelas televisões comuns.

Plasma ou LCD? A verdadeira alta definição é de 1.080 linhas horizontais,chamada Full High Definition. Se a TV for de plasma ou LCD, isso tampouco garante a chamada alta definição. Alguns aparelhos, apesar de contarem com tecnologias mais atualizadas que os modelos comuns, têm resolução máxima inferior às 1.080 linhas. Por isso, é preciso ficar atento, pois muitos fabricantes não fazem muita questão de passar essas informações de maneira clara...


As informações são do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).



(NMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário