quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dicas para gestantes - porque a fase dos 9 meses deve ser aproveitada

Nove meses separam a mãe de seu bebê e durante esse tempo, várias dúvidas surgem, principalmente em mães de primeira viagem. Uma das questões mais recorrentes é se a gestante pode manter exercícios físicos nos três meses iniciais.

“A mulher grávida pode e deve manter os exercícios com uma intensidade menor no início da gravidez, a não ser que tenha alguma contra-indicação, como sangramentos, dores importantes”, responde a ginecologista Dra Rosa Maria Neme.

A médica explica que a prática de atividades físicas é fundamental para controlar o peso e diminuir a incidência de doenças na gestação. Mas recomenda o acompanhamento de um profissional.

Outro assunto que gera dúvidas é o sexo na gravidez. “O desejo sexual muda muito nas diferentes fases da gravidez. No primeiro e terceiro trimestres, há uma diminuição do desejo e atividade sexual. No segundo trimestre, nota-se um aumento do apetite sexual nas grávidas” e segunda a ginecologista o sexo nesse período aproxima o casal.

É recomendado que a gestante ganhe no máximo 10 kg, hidrate a barriga, bumbum e seios 2 vezes na semana e ingira pouca quantidade de sal, além de aconselhar a drenagem linfática até 2 a 3 vezes por semana.


(NMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário