quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cuidados da mulher moderna

Ser mulher hoje em dia é difícil, tem que dividir o tempo entre a casa, o trabalho, o estudo e o romance. Mas quando o assunto é saúde, a atenção deve ser redobrada. Se suas cólicas e fluxo menstrual estão aumentando a cada mês, dores abdominais e durante a relação acontecem com frequência, fique atenta, eles podem ser sintomas da endometriose.

Essa doença ataca de 15 %das mulheres de 15 a 45 anos, podendo acontecer a partir da primeira até a última menstruação. Ocorre quando o tecido que reveste internamente o útero, o tecido endometrial, fica fora da cavidade uterina.

A ginecologista Rosa Maria Neme explica que ainda não se sabe por que a doença se desenvolve, mas acredita que haja um aspecto ligado às questões genéticas que elevem as chances dela aparecer. "O que sabemos é que quem alimenta a doença é o hormônio estrógeno, produzido no ovário das mulheres que menstruam", afirma.

A endometriose é conhecida como a doença da mulher moderna, já que o padrão de vida da mulher pode influenciar em seu aparecimento. Entre os sintomas da doença os mais comuns são a infertilidade em cerca de 40% das pacientes, alterações intestinais, desconforto durante a relação sexual e principalmente dores abdominais, mas eles podem variar de pessoa para pessoa.

O tratamento na maioria das vezes é feito com hormônios, mas não apresenta uma cura definitiva. Visite seu ginecologista regularmente, faça atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e cuide sempre da saúde, afinal isso é ser moderna.

(NMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário