sábado, 4 de abril de 2009

Beleza também é assunto de homem

Vocês já repararam como os homens estão mais bonitões e se preocupando com assuntos de beleza? Prova disso é que entre 2004 e 2007, de acordo com uma pesquisa realizada pela marca Avon e pelo Ibope, houve um aumento do consumo masculino por estética em 23%. Lembram do Tio Glauco da novela América ou do novo visual do Antonio Caloni? Pois é, parece que isso é mesmo uma tendência social.

“Direitos iguais é uma das características do mundo contemporâneo na relação homem-mulher. Se a mulher pode ser vaidosa, o homem também passou a cuidar mais dele mesmo. Outros fatores que influenciam o aumento da vaidade masculina são a mídia e os lançamentos constantes de produtos de beleza para o público masculino”, completa o cirurgião plástico, Dr. Alan Landecker. Hoje, em seu consultório, cerca de 30% dos pacientes são homens – um crescimento de 50% nos últimos cinco anos. “Ainda existe um pouco de preconceito, mas isso já está mudando e vai ficar cada vez mais natural a presença dos homens nos consultórios”, avalia.


O médico diz ainda que os homens não seguem um padrão de beleza, eles se interessam por uma beleza mais natural. Dr Alan explica que por terem características orgânicas diferentes das femininas, ela tende a ser complexa tecnicamente, porque eles sangram e incham um pouco mais. O que acaba dificultando a recuperação.

Já no caso de lipoaspiração, os homens levam vantagem. “A pele do homem tende a ser mais espessa e, em cirurgias de lipo, ela apresenta maior capacidade de retração posterior o que ajuda na recuperação, desde que não haja flacidez”. As principais regiões aspiradas são a cintura e o abdome. “Os hormônios masculinos fazem com que a gordura se localize nessas áreas”, esclarece.

Pensando no desejo masculino pela beleza, as marcas de cosméticos têm se dedicando especificamente a eles. Helena Gracia, gerente da categoria de perfumaria da Avon, conta que os homens são mais práticos, objetivos e deixaram de ser tímidos quando o assunto é o visual.

Helena observa ainda que os cosméticos preferidos são os perfumes e que eles são mais fiéis com as fragrâncias que as mulheres, além de não se preocuparem com o preço e sim com a qualidade e com a comodidade na hora de comprar.


A vaidade é vista como algo positivo pelo sexo masculino, que segundo a gerente, tem investido em produtos, tratamentos estéticos, roupas e cremes. Tudo isso para se sentirem melhor e de quebra, arrancarem suspiros na rua.

(NMA)

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